Grupo Bimbo dispõe um alto valor a produtividade, a qualidade e prima pelo serviço ao consumidor
Resultados sólidos da companhia no país contribuíram para expansão da margem EBITDA ajustada da América Latina Com novos hábitos adotados pelos consumidores durante a…Leia Mais [+]
Resultados sólidos da companhia no país contribuíram para expansão da margem EBITDA ajustada da América Latina
Com novos hábitos adotados pelos consumidores durante a pandemia, a empresa se manteve na liderança em categorias de pães e pães de lanches
São Paulo, novembro de 2021 – Bimbo Brasil, empresa líder em panificados no país, encerrou o terceiro trimestre de 2021 com um aumento de 8% nas vendas líquidas, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Os resultados positivos sinalizam uma maior eficiência operacional no modelo de vendas, que passou por uma adaptação no sistema de pronta entrega para pré-venda nos canais tradicionais, intensificou a gestão no controle de estoque, além de otimizar a ocupação das frotas durante as entregas de produtos. A companhia apresentou ainda um crescimento de 7,8% p.p em utilidade de gestão, em decorrência de uma gestão efetiva dos gastos e resultados positivas em diferentes categorias nas quais atua.
Os resultados sólidos da Bimbo Brasil durante o período também foram fundamentais para contribuir com a margem EBITDA ajustada para a América Latina, que expandiu 250 pontos, refletindo ainda um forte desempenho de vendas, maior penetração no mercado e lucros obtidos da alta na produtividade dos países que compõe a região. Os números globais da companhia também merecem destaque, pois o terceiro trimestre de 2021 apresentou um recorde em vendas líquidas, com um aumento de 9,8%, excluindo o efeito do câmbio. E quando se avalia especificamente o mercado brasileiro, ainda que o cenário econômico seja desafiador, os índices são positivos em algumas categorias de produtos, principalmente, onde a companhia mantém sua liderança de mercado, como o caso de pães.
De acordo com a última leitura da Nielsen, realizada em agosto, a empresa acompanhou o crescimento da categoria de pães, atingindo 27,4% de representatividade no setor. Em relação às vendas unitárias, houve um aumento de 5,7% (YTD) devido aos hábitos adotados pelos consumidores durante a pandemia, que optaram por preparar as refeições dentro de suas próprias casas. Na subcategoria de pães brancos, a liderança e a estabilidade foram mantidas, quando comparado ao mesmo período de 2020. Em share volume, houve um aumento de 2,5 p.p. no acumulado do ano.
Apesar de sentir o impacto por conta da alta do dólar – principalmente na compra do trigo, principal matéria-prima do pão – a companhia manteve sua eficiência financeira atrelada à soluções mais eficazes em conjunto com a equipe de vendas e distribuição, driblando o cenário. Nesse caso, se destaca a categoria de pães especiais, na qual a Bimbo Brasil segue a tendência de crescimento do mercado, apresentando um aumento de 2,4 p.p. em share volume e 1,3 p.p. em share valor no acumulado do ano.
Com a tendência do consumidor deixar de frequentar restaurantes e hamburguerias e preparar sanduíches caseiros, foi possível identificar um novo hábito que se refletiu nos resultados da categoria de pães de lanches. A empresa apresentou um crescimento de 70,3 p.p. no acumulado do ano (jul/ago) em unidades, superando o mercado, que cresceu 12,8%. Em monoporções, que incluem os já tradicionais bolinhos Ana Maria –, a Bimbo Brasil mantém a liderança de mercado. No segmento, apresentou um crescimento 1,6 p.p. no acumulado do ano e de 2,9 p.p. quando comparado ao período anterior (maio/jun 2021); já em share volume, o aumento registrado no acumulado do ano e quando comparado ao mesmo período anterior (maio/jun 2021) foram 4,0 p.p. e 2,5 p.p. respectivamente.
Os dados refletem a mudança no perfil de consumo durante a pandemia. Por ficarem mais em casa, as pessoas também passaram a cozinhar mais. Segundo a pesquisa da Kantar*, o consumo de alimentos e bebidas nas refeições dentro de casa aumentou em 27%. Além disso, com o fim do período de isolamento, as reuniões familiares devem incentivar ainda mais o hábito – motivado também pela popularidade dos programas de culinária –, aumentando a busca por alternativas em diferentes linhas de produtos.
Outros dados
* Pesquisa realizada em de junho de 2020
Sobre a Bimbo Brasil: Líder no segmento de panificação, há mais de 20 anos, a Bimbo Brasil está presente nos lares de milhares de brasileiros, produzindo alimentos nutritivos e saborosos como pães, bisnaguinhas, bolos, doces e snacks. Seu propósito é nutrir um mundo melhor, e por ele, são norteados os processos e ações da companhia. Dona das tradicionais marcas Pullman, Plusvita, Nutrella, Ana Maria, Pingüinos, Crocantíssimo e RAP10. No Brasil, a companhia conta com mais de 4 mil colaboradores e seis unidades fabris, que abastecem mais de 70 mil clientes.
Saiba mais: https://www.bimbobrasil.com.br/
Grupo Bimbo
A Bimbo Brasil pertence ao Grupo Bimbo, líder em panificação no mundo. Fundado em 1945 no México, o grupo conta com 203 plantas que fabricam mais de 13 mil produtos para mais de 100 marcas em 33 países da América, Ásia, Europa e África. Além disso, possui mais de 130 mil colaboradores e é uma das maiores redes de distribuição do mundo.
Saiba mais: https://grupobimbo.com
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